Como anda o mercado na área do Direito?
No senado desde 2010 tramita um anteprojeto para a elaboração do novo código de Processo Civil.
O novo código prevê a criação de instrumentos que visam reduzir a tramitação dos processos pela justiça brasileira.
O Brasil conta com a perspectiva de crescimento na área de Direito Ambiental. Empresas nas esferas públicas e privadas apresentam escassez de advogados para adequar suas atividades á legislação ambiental. O número de profissionais que trabalham no Judiciário brasileiro se apresenta insuficiente e o número de magistrados se mostra menor que o necessário. Isso desencadeia a necessidade de profissionais bem preparados para atender a demanda.
A procura no mercado não se aplica somente em escritórios de advocacia, mas se intensifica em instituições do terceiro setor. O Direito Empresarial vem como um forte aliado para as Empresas Multinacionais.
Um nicho em alta é a Defensoria Pública que engloba o atendimento a população carente, que não tem subsídios para contratar um advogado, se estendendo nas carreiras públicas como: juiz, promotor, delegado de polícia e procurador.
Para o advogado com especialização em contrato público as parcerias público-privadas (PPP) vem contratando esses profissionais para órgãos públicos de todo o Brasil como governos estaduais e prefeituras.